
Especialidades
Terapia Comportamental-Cognitiva
Em minha prática, utilizo a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), uma abordagem com eficácia cientificamente comprovada para tratar questões como ansiedade, estresse e outros desafios emocionais.
O foco do nosso trabalho será totalmente em você.
Acredito que cada jornada é única, por isso construo um plano terapêutico personalizado, que respeita sua história, seu ritmo e suas metas. Através de técnicas práticas, vamos juntos identificar os padrões de pensamento que podem estar limitando seu bem-estar.
O objetivo é desenvolver novas maneiras de enxergar e reagir às situações cotidianas, proporcionando a você ferramentas concretas para alcançar maior equilíbrio e confiança em sua vida.
Análise do Comportamento Aplicada
Esta abordagem se fundamenta nos princípios científicos da análise do comportamento para promover a aprendizagem de comportamentos socialmente significativos e a redução de comportamentos desafiadores, utilizando-se de procedimentos sistemáticos.
Minha Abordagem
Minha abordagem Psicoterapêutica:
A psicoeducação, tem como finalidade, promover o conhecimento e a compreensão que o paciente tem sobre o seu próprio funcionamento psicológico — ou seja, ajudá-lo a entender como os seus pensamentos, emoções e comportamentos estão interligados e influenciam a sua experiência de vida.
O psicólogo tem um papel fundamental no processo de reestruturação cognitiva, que visa identificar, questionar e modificar pensamentos automáticos e crenças disfuncionais que mantêm o sofrimento emocional e os comportamentos desadaptativos. Promovendo uma percepção melhor adaptativa das experiências que moldam a maneira como percebe a si mesmo, o outro e o mundo.
O manejo clínico é um conjunto de intervenções realizadas pelo psicólogo para promover estabilidade emocional, reduzir sintomas e favorecer a adesão ao tratamento.
Na terapia, esse cuidado envolve planejamento, estrutura e aplicação gradual de técnicas, sempre respeitando o ritmo e os limites do paciente. Em quadros mais complexos — como depressão grave, ansiedade severa, transtornos de personalidade ou episódios psicóticos — o manejo prioriza vínculo terapêutico seguro, avaliação contínua do estado mental e psicoeducação. Também pode incluir intervenções breves e práticas, além do trabalho integrado com psiquiatras, familiares e outros profissionais.
O objetivo é fortalecer autonomia, recursos internos e estratégias de enfrentamento, promovendo uma vida mais equilibrada e com sentido.
